PROVÍNCIA DA

HUÍLA


 

SOBRE A HUÍLA

Huíla é uma das 18 províncias de Angola, localizada na região sul do país, sendo a mais rica província da porção meridional angolana. Tem como capital a cidade e município do Lubango. /Segundo as projeções populacionais de 2018, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, conta com uma população de 2.819.253 habitantes e com uma dimensão de 79 023 km², sendo a província mais populosa de Angola depois de Luanda.


Huíla constitui-se por 14 municípios: Caconda, Cacula, Caluquembe, Chiange, Chibia, Chicomba, Chipindo, Cuvango, Humpata, Jamba, Lubango, Matala, Quilengues e Quipungo.


Humpata é um dos municípios da província da Huíla, em Angola. Tem cerca de 31 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município do Lubango, a Este pelo município da Chibia, a Sul pelo município de Virei, e a Oeste pelo município da Bibala. É constituído apenas pela comuna de Humpata.


Este município é servido por uma riquíssima rede hidrográfica subterrânea e de superfície de caudal constante. As suas terras são muito férteis, sendo a agricultura a sua actividade essencial. A pecuária e a pesca continental constituem também sectores de desenvolvimento importantes. Possui um parque industrial de dimensão considerável, ligado ao sector agropecuário.


 

 

Estatística realizada em algumas comunidades da Humpata tudo feito em percentagem.


Bilhete de identidade


 

65,6

PESSOAS COM BILHETE

34,4

PESSOAS SEM BILHETE


Nível Escolar


 

33,3

NÃO SABEM LER E ESCREVER

31,8

PRÉ-PRIMÁRIO

25,8

PRIMÁRIO

6,1

1º CICLO

3,0

2º CICLO


Ocupação Principal


 

1,1

SEM OPINIÃO

0,6

ESTUDANTE

95

CAMPONESES

1,1

PROFESSOR

0,6

BISCATEIROS

0,6

MOTORISTA

1

SERRALHEIRO